O Múltiplas Letras é o blog vinculado às atividades do PIBID promovidas pelo Curso de Letras da URCA. Além de servir como um canal de comunicação e divulgação, serão postadas informações relevantes para todos os interessados na área de Ensino e Aprendizagem de língua e literatura. O grupo é coordenado pelos professores Sandra Espínola, Lúcia Agra e Edmar Cialdine , possui 24 bolsistas e atua em 03 cidades da região do Cariri.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PRODUÇÃO TEXTUAL (material didático)


PRODUÇÃO TEXTUAL



Freqüência em redigir: para aprender a redigir é preciso escrever com freqüência. Requer treinamento constante, tempo e disciplina.

Frequência em ler x frequência em escrever: a freqüência da leitura traz um efeito mais forte sobre o desenvolvimento da escrita do que a freqüência da escrita.

Processos de composição de bons e maus redatores:

  1. Planejamento: os que redigem bem planejam mais, seus planos são mais flexíveis, seguem uma ordem linear (planejamento, esboço do texto em rascunho e revisão)
  2. Releitura durante a elaboração do texto: os bons redatores fazem mais pausas durante a escrita e relêem seu texto com mais freqüência, para manter o senso de totalidade, fazer adequação e identificar o que precisa ser reformulado. – O redator opera em pelo menos 4 níveis estruturais: texto, parágrafo, frase, palavra.
  3. Revisão: focalizam mais o conteúdo (os aspectos macroestruturais), voltando-se para o significado do que estão escrevendo. Usam a revisão para inventar, acrescentar mudanças de conteúdo, e reorganizar ao longo da composição. – o primeiro rascunho tem a função de encontrar a linha do argumento. Os seguintes ajudam a criar o significado.
  4. Consciência da audiência: levam em conta sei leitor, pensando no efeito que pretendem causar, no conhecimento prévio que eles precisam ter e quais os interesses do leitor. – sabem converter a “escrita centrada no redator” em “escrita centrada no leitor”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário