PRODUÇÃO
TEXTUAL
Freqüência
em redigir:
para aprender a redigir é preciso escrever com freqüência. Requer
treinamento constante, tempo e disciplina.
Frequência
em ler x frequência em escrever:
a freqüência da leitura traz um efeito mais forte sobre o
desenvolvimento da escrita do que a freqüência da escrita.
Processos
de composição de bons e maus redatores:
- Planejamento: os que redigem bem planejam mais, seus planos são mais flexíveis, seguem uma ordem linear (planejamento, esboço do texto em rascunho e revisão)
- Releitura durante a elaboração do texto: os bons redatores fazem mais pausas durante a escrita e relêem seu texto com mais freqüência, para manter o senso de totalidade, fazer adequação e identificar o que precisa ser reformulado. – O redator opera em pelo menos 4 níveis estruturais: texto, parágrafo, frase, palavra.
- Revisão: focalizam mais o conteúdo (os aspectos macroestruturais), voltando-se para o significado do que estão escrevendo. Usam a revisão para inventar, acrescentar mudanças de conteúdo, e reorganizar ao longo da composição. – o primeiro rascunho tem a função de encontrar a linha do argumento. Os seguintes ajudam a criar o significado.
- Consciência da audiência: levam em conta sei leitor, pensando no efeito que pretendem causar, no conhecimento prévio que eles precisam ter e quais os interesses do leitor. – sabem converter a “escrita centrada no redator” em “escrita centrada no leitor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário