UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID
CURSO DE LETRAS
COMO ESCREVER BEM?
A habilidade de escrever pode ser adquirida com a prática por meio
do estudo e do trabalho sistematizado. Num texto bem escrito, 10% é
inspiração e 90% é transpiração. A produção escrita
alicerça-se num leque de atividades cognitivas que pressupõem
operações de seleção, organização, composição, verbalização,
sujeitas ao funcionamento interativo das componentes de planificação,
redação e revisão.
Como se trabalha com idéias?
Usando a palavra.
O texto é o meio primordial de transmissão de idéias por
intermédio de signos.
O que preciso saber para escrever bem um texto?
Definição do tema:
a) Conhecimento prévio
- associação de ideias afins
b) Apoio de outros suportes
- dicionários, textos sobre o tema
c) Organização e método
- usar uma ordenação familiar (numerais seguidos de letras, por exemplo)
d) Identificação do receptor
Estrutura textual:
- Estrutura lógica do texto:
INTRODUÇÃO à DESENVOLVIMENTO
à CONCLUSÃO
Tipos de texto:
- Descrição
- Narração
- Dissertação
Descrição
- Forma verbal de se retratar um objeto, pessoa ou paisagem. O texto descritivo possui enorme riqueza de detalhes e informações que particularizam o objeto descrito. É um texto figurativo. Descreve características das pessoas e das coisas. Não tem preocupação em analisar, até pode, mas isso não é fundamental. Apresenta, expõe uma visão de algo ou algum fato.
Narração
- Tipo de texto usado para contar uma história. Elementos principais do texto narrativo: ação, personagem, espaço, tempo, enredo e narrador. É um texto que supõe uma sequência. Baseia-se, geralmente, num enredo e aponta o início, meio e fim, mesmo que esta não seja a ordem estabelecida.
Dissertação
- Consiste numa exposição e desenvolvimento de idéias a respeito de um determinado assunto. É preciso dominar o assunto, possuir argumentos fundamentados e uma boa colocação de ideias. Baseia-se na argumentação; é um texto argumentativo. Parte de uma ideia, tema. Tem como dever: expor, analisar, explicar, criticar, classificar, defender.
Tipos de raciocínio num texto argumentativo:
Indutivo do particular para o geral
Dedutivo do geral para o particular
Técnicas argumentativas
1. Argumentos sustentados por uma citação de alguém que já
escreveu sobre o assunto.
2.Argumentos por comprovação, que são sustentados por fatos
reais ou dados competentes.
3.Argumentos por raciocínio lógico, que são sustentados por
uma relação de causa e consequência; tentam persuadir o leitor a
partir da relação entre as ideias.
4.Argumentos por comparação e/ou contraste.
Elementos qualificadores do texto dissertativo
- Concisão: O texto conciso é aquele que transmite um máximo de informações com um mínimo possível de palavras sem prejuízo da compreensão.
- Coesão: União entre as partes de um todo, conexão.
- Coerência: Resultado da presença de coesão entre as idéias expressas no texto e da perfeita ligação entre a idéia principal e as secundárias.
- Unidade: Elemento que garante a lógica entre as partes.
Escreva
uma dissertação baseando-se no esquema abaixo (30 – 40 linhas).
Assunto:
O pensamento crítico
- Delimitação do assunto: A importância do pensamento crítico.
- Objetivo: Mostrar o que acontece nos países em que a sociedade já adquiriu um pensamento crítico e por que motivo no Terceiro Mundo não existe essa preocupação.
- Nova delimitação do assunto: O pensamento crítico no Primeiro Mundo e no Terceiro.
- Introdução: Ressaltar em que aspectos é importante o pensamento crítico.
- Desenvolvimento
- Conclusão: Reafirmação de que o pensamento crítico é importante para um país.
Recursos: Para realizar esta tarefa é possível discutir este
assunto na sala de aula, ler textos referentes à temática.
Ficha
autocorretiva
Ao escrever o meu texto...
...comecei por apresentar aquilo que foi objeto do assunto a tratar?
...exprimi as minhas opiniões?
...fundamentei-as com argumentos sólidos?
...mostrei a minha adesão pessoal ou o meu desagrado em relação
àquilo que tratei?
...utilizei...
...pontuação correta?
...linguagem adequada ao tema que tratei, valorativa ou depreciativa?
...recursos expressivos, como a comparação, a hipérbole, a
adjetivação, etc.?
O
QUE DEVO SABER PARA ESCREVER BEM?
Ler
Os
Cinco Pecados da Composição
- Ordenação de idéias: A falta do hábito de escrever leva a que muitas vezes o texto fique sem encadeamento e pode ficar incompreensível. O que sucede é que o aluno parte de uma idéia para outra sem critério, sem ligação.
- Coerência e coesão: A falta de coerência ocorre com frequência nos textos dos alunos. Apresentam um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O aluno dá voltas ao assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
- A inadequação: É um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em textos corretos na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os alunos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação
- Estrutura dos parágrafos: Normalmente os alunos têm dificuldades em organizar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma idéia em cada parágrafo, o texto fica mal estruturado. Um erro muito comum é cortar a idéia num parágrafo para concluí-la no seguinte. Muitas vezes deixam o pensamento sem conclusão.
- Estrutura das frases: Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separar o sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nos textos dos nossos alunos. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.
NÃO POSSO ESQUECER
Avaliação
- Fazer uma primeira apreciação global do texto, detendo-se nos aspectos globais. Ver se não houve fuga ao tema; se o texto está correto do ponto de vista gramatical, se está coeso e coerente, etc.
- Fazer uma avaliação analítica do trabalho e observar os seguintes aspectos específicos: estrutura e conteúdo. Estes itens estão associados a aspectos relativos à organização do texto e à relação entre forma e conteúdo (clareza, consistência, caráter dissertativo, criticidade, qualidade estilística, autonomia, estrutura do parágrafo, coesão textual, competência da argumentação).
- Avaliar também a expressão: quantificar os erros gramaticais, em aspectos como ortografia, pontuação, concordância e adequação e precisão do vocabulário.
[TIRINHA DO GARFIELD INDISPONÍVEL]
Veja
o mundo com outros olhos
Observe a tira
abaixo:
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O Garfield fez a sua "maior
viagem" com os óculos do conhecido pintor. Imagine que você
encontrou os óculos de uma personalidade conhecida mundialmente.
Coloque os óculos, abra a janela e descreva o que você vê lá
fora (sua rua, sua cidade, seu país ou uma realidade subjetiva).
Não deixe de contar, no seu texto, de quem são os óculos que
você encontrou.
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