O Múltiplas Letras é o blog vinculado às atividades do PIBID promovidas pelo Curso de Letras da URCA. Além de servir como um canal de comunicação e divulgação, serão postadas informações relevantes para todos os interessados na área de Ensino e Aprendizagem de língua e literatura. O grupo é coordenado pelos professores Sandra Espínola, Lúcia Agra e Edmar Cialdine , possui 24 bolsistas e atua em 03 cidades da região do Cariri.

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segunda-feira, 25 de junho de 2012

ESCREVER BEM (material didático)


UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID
CURSO DE LETRAS

COMO ESCREVER BEM?

A habilidade de escrever pode ser adquirida com a prática por meio do estudo e do trabalho sistematizado. Num texto bem escrito, 10% é inspiração e 90% é transpiração. A produção escrita alicerça-se num leque de atividades cognitivas que pressupõem operações de seleção, organização, composição, verbalização, sujeitas ao funcionamento interativo das componentes de planificação, redação e revisão.

Como se trabalha com idéias?
Usando a palavra.
O texto é o meio primordial de transmissão de idéias por intermédio de signos.
O que preciso saber para escrever bem um texto?

Definição do tema:

a) Conhecimento prévio
  • associação de ideias afins
b) Apoio de outros suportes
  • dicionários, textos sobre o tema
c) Organização e método
  • usar uma ordenação familiar (numerais seguidos de letras, por exemplo)
d) Identificação do receptor

Estrutura textual:

  • Estrutura lógica do texto:

INTRODUÇÃO à DESENVOLVIMENTO à CONCLUSÃO

Tipos de texto:
  • Descrição
  • Narração
  • Dissertação
Descrição
  • Forma verbal de se retratar um objeto, pessoa ou paisagem. O texto descritivo possui enorme riqueza de detalhes e informações que particularizam o objeto descrito. É um texto figurativo. Descreve características das pessoas e das coisas. Não tem preocupação em analisar, até pode, mas isso não é fundamental. Apresenta, expõe uma visão de algo ou algum fato.
Narração
  • Tipo de texto usado para contar uma história. Elementos principais do texto narrativo: ação, personagem, espaço, tempo, enredo e narrador. É um texto que supõe uma sequência. Baseia-se, geralmente, num enredo e aponta o início, meio e fim, mesmo que esta não seja a ordem estabelecida.

Dissertação
  • Consiste numa exposição e desenvolvimento de idéias a respeito de um determinado assunto. É preciso dominar o assunto, possuir argumentos fundamentados e uma boa colocação de ideias. Baseia-se na argumentação; é um texto argumentativo. Parte de uma ideia, tema. Tem como dever: expor, analisar, explicar, criticar, classificar, defender.

Tipos de raciocínio num texto argumentativo:

Indutivo do particular para o geral
Dedutivo do geral para o particular

Técnicas argumentativas
1. Argumentos sustentados por uma citação de alguém que já escreveu sobre o assunto.
2.Argumentos por comprovação, que são sustentados por fatos reais ou dados competentes.
3.Argumentos por raciocínio lógico, que são sustentados por uma relação de causa e consequência; tentam persuadir o leitor a partir da relação entre as ideias.
4.Argumentos por comparação e/ou contraste.

Elementos qualificadores do texto dissertativo

  1. Concisão: O texto conciso é aquele que transmite um máximo de informações com um mínimo possível de palavras sem prejuízo da compreensão.
  2. Coesão: União entre as partes de um todo, conexão.
  3. Coerência: Resultado da presença de coesão entre as idéias expressas no texto e da perfeita ligação entre a idéia principal e as secundárias.
  4. Unidade: Elemento que garante a lógica entre as partes.

Atividade
Escreva uma dissertação baseando-se no esquema abaixo (30 – 40 linhas).
Assunto: O pensamento crítico

  • Delimitação do assunto: A importância do pensamento crítico.
  • Objetivo: Mostrar o que acontece nos países em que a sociedade já adquiriu um pensamento crítico e por que motivo no Terceiro Mundo não existe essa preocupação.
  • Nova delimitação do assunto: O pensamento crítico no Primeiro Mundo e no Terceiro.
  • Introdução: Ressaltar em que aspectos é importante o pensamento crítico.
  • Desenvolvimento
  • Conclusão: Reafirmação de que o pensamento crítico é importante para um país.

Recursos: Para realizar esta tarefa é possível discutir este assunto na sala de aula, ler textos referentes à temática.

Ficha autocorretiva
Ao escrever o meu texto...
...comecei por apresentar aquilo que foi objeto do assunto a tratar?
...exprimi as minhas opiniões?
...fundamentei-as com argumentos sólidos?
...mostrei a minha adesão pessoal ou o meu desagrado em relação àquilo que tratei?
...utilizei...
...pontuação correta?
...linguagem adequada ao tema que tratei, valorativa ou depreciativa?
...recursos expressivos, como a comparação, a hipérbole, a adjetivação, etc.?


O QUE DEVO SABER PARA ESCREVER BEM?

Ler

Os Cinco Pecados da Composição

  • Ordenação de idéias: A falta do hábito de escrever leva a que muitas vezes o texto fique sem encadeamento e pode ficar incompreensível. O que sucede é que o aluno parte de uma idéia para outra sem critério, sem ligação.
  • Coerência e coesão: A falta de coerência ocorre com frequência nos textos dos alunos. Apresentam um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O aluno dá voltas ao assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
  • A inadequação: É um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em textos corretos na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os alunos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação
  • Estrutura dos parágrafos: Normalmente os alunos têm dificuldades em organizar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma idéia em cada parágrafo, o texto fica mal estruturado. Um erro muito comum é cortar a idéia num parágrafo para concluí-la no seguinte. Muitas vezes deixam o pensamento sem conclusão.
  • Estrutura das frases: Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separar o sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nos textos dos nossos alunos. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.

NÃO POSSO ESQUECER

Avaliação

  • Fazer uma primeira apreciação global do texto, detendo-se nos aspectos globais. Ver se não houve fuga ao tema; se o texto está correto do ponto de vista gramatical, se está coeso e coerente, etc.
  • Fazer uma avaliação analítica do trabalho e observar os seguintes aspectos específicos: estrutura e conteúdo. Estes itens estão associados a aspectos relativos à organização do texto e à relação entre forma e conteúdo (clareza, consistência, caráter dissertativo, criticidade, qualidade estilística, autonomia, estrutura do parágrafo, coesão textual, competência da argumentação).
  • Avaliar também a expressão: quantificar os erros gramaticais, em aspectos como ortografia, pontuação, concordância e adequação e precisão do vocabulário.


[TIRINHA DO GARFIELD INDISPONÍVEL]





Veja o mundo com outros olhos

Observe a tira abaixo:


O Garfield fez a sua "maior viagem" com os óculos do conhecido pintor. Imagine que você encontrou os óculos de uma personalidade conhecida mundialmente. Coloque os óculos, abra a janela e descreva o que você vê lá fora (sua rua, sua cidade, seu país ou uma realidade subjetiva). Não deixe de contar, no seu texto, de quem são os óculos que você encontrou.


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