O Múltiplas Letras é o blog vinculado às atividades do PIBID promovidas pelo Curso de Letras da URCA. Além de servir como um canal de comunicação e divulgação, serão postadas informações relevantes para todos os interessados na área de Ensino e Aprendizagem de língua e literatura. O grupo é coordenado pelos professores Sandra Espínola, Lúcia Agra e Edmar Cialdine , possui 24 bolsistas e atua em 03 cidades da região do Cariri.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PROGRAMA DO 1º MINICURSO

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID

PROGRAMA DE MINICURSO

Subprojeto: Língua Portuguesa
Nº bolsistas: 08
Carga horária: 40h
Público-alvo: Alunos do ensino médio

OBJETIVOS
- Levar o aluno a perceber a importância do ler e do escrever, por meio do conhecimento e
reconhecimento das tipologias e dos gêneros textuais, como também de outros elementos
textuais.

CONTEÚDO
1- Textos O que é escrever; A importância da escrita
• Teste de sondagem
2- Noções de texto
2.1 Tipologia textual
• Descrição
• Narração
• Dissertação, injunção, conversação
2.2 Funções da linguagem
2.3 Gêneros textuais
3- Texto literário e não-literário
3.1 Denotação e conotação
3.2 Compromisso e descompromisso
3.3 Função da arte literária
3.4 Ficção, verossimilhança e verdade
3.5 Liberdade poética
4- Conto, crônica e artigo de opinião: noções gerais
5- Oficinas
5.1 Crônica
5.2 Artigo de opinião

AVALIAÇÃO
- Participação do aluno nas atividades programadas em sala de aula.
- Trabalhos em equipe e/ou individuais

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 1987. Série Princípios.
FARACO, Carlos A.; TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. 8 ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2010.
FILHO, Domício Proença. A linguagem literária. 8 ed. São Paulo: Ática, 2007. Série
Princípios.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual.
2ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo:
Cortez, 2001.
_________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola
Editorial, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário